Maria Fumaça restaurada está entre os atrativos históricos mais visitados em São Carlos
A histórica locomotiva “Maria Fumaça 821”, que recebeu restauração estética, se tornou um dos atrativos históricos e culturais mais visitados em São Carlos. Exposta na plataforma da Estação Cultura, a máquina recebeu instalação apropriada, com nova cobertura, escada e proteção com gradil, permitindo a visitação pública permanente.
Segundo o prefeito Paulo Altomani, além da pintura, ocorreu também a limpeza da caldeira para eliminar as ferrugens. “Estamos preservando um patrimônio ferroviário muito importante para São Carlos. O trabalho foi bastante minucioso para que a recuperação da pintura ficasse como a original, e também várias peças foram recondicionadas, restauradas e algumas substituídas”, destacou.
A “Maria Fumaça 821” é uma locomotiva a vapor com iluminação a gasômetro e foi fabricada na Filadélfia (EUA) em 1891 pela Baldwin Locomotive Works. Na época, tinha a função de puxar as composições de trens da Companhia Paulista de estradas de Ferro, que depois foram substituídas pelas locomotivas elétricas.
Nos anos 1960, a Prefeitura de São Carlos recebeu a "Maria Fumaça", cedida pela Companhia Paulista e, em 1971, ela foi instalada na Praça Brasil, onde permaneceu por 40 anos.
Em 2013, por iniciativa da Fundação Pró-Memória de São Carlos, foi concluido o projeto de restauração da “Maria Fumaça, que contou com o apoio e contribuição voluntária da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Associação Sãocarlense de Ferreomodelismo (ASCFer), América Latina Logística (ALL), Engemasa Engenharia e Materiais, Madeireira Expansão e da Serraria do Bonde.
SERVIÇO
Exposição permanente da locomotiva “Maria Fumaça 821”
Local: Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/n). ENTRADA GRATUITA
Fonte/foto: PMSC