domingo, abril 19, 2015

RELIGIÃO: Conheça mais sobre Santo Expedito, o Santo das Causas Urgentes

Conheça mais sobre Santo Expedito, o Santo das Causas Urgentes

Hoje dia 19 de abril é celebrado o Dia de Santo Expedito, que é conhecido por atender causas urgentes e justas e é considerado o padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Terá seu dia comemorado em missas por todo o Brasil. 

Santo Expedito era um miliitar, comandante da 12º Legião Romana baseada em Malitene, na Copadócia (atual Armênia), legião esta intitulada "Fulminante" devido a gloriosa vitória contra os bárbaros às margens do rio Danúbio, e composta em sua maioria de cristãos.

Tocado pela graça de Deus, converteu se ao cristianismo, mesmo sob ameaças de perseguição do Imperador Galério, e resolveu mudar de vida. Foi então que o demônio lhe apareceu, sob a forma de um corvo e lhe segredou: "Cras ... cras ... cras", palavra latina que significa: amanhã ... amanhã ... amanhã, isto é, deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou o gritando: "Hodie", que significa hoje, nada de protelações ... é pra já!

Pelo seu próprio nome, o santo é invocado nos casos, que exigem solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderá casas prejuízo. Protetor da juventude, os estudantes a ele recorrem para ter êxito nos exames. Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo ou na hora que precisar de sua ajuda. Mas ele espera que também não deixemos para amanhã nossa conversão.

Tendo se recusado a adorar os deuses pagãos, foi flagelado e depois decapitado em 303, na cidade de Melitene, no dia 19 de abril, data em que é celebrada sua festa.

Santo Expedito é representado de pé, vestido de soldado romano, com uma capa vermelha, tendo na mão esquerda a palma do martírio e na direita uma cruz, onde está escrito: HODIE.

Esmaga com o pé direito um corvo, junto ao qual aparece a palavra CRAS e tem no chão, ao lado do pé esquerdo, o capacete militar romano, simbolizando que deixou de lado a carreira militar para empunhar a cruz, símbolo do cristianismo.

Seu culto, iniciado no locar do martírio, passou para Alemanha Meridional, Itália, especialmente na Sicília, onde é padroeiro de Aci Reale. Venerado no sul da França e na Espanha, sua devoção no Brasil vem sendo cada vez mais difundida.

Na Região de Presidente Prudente, mais precisamente na cidade de Santo Expedito está em construção o grande Santuário Nacional.

Conheça um pouco da vida de Santo Expedito

Santo Expedito é habitualmente representado como um jovem, e essa juventude é a imagem de nossa alma, de nosso eu despojado do homem velho e revestido de Jesus Cristo. É o símbolo da pureza de coração que devemos procurar ter em todas as ocasiões, o símbolo também de nossa fé rigorosa, viva e sólida como uma rocha, a exemplo de centurião Cornélio, que conhecemos por meio dos Atos dos Apóstolos.

Santo Expedito nos mostra a atividade fiel e o desinteresse, a fé total numa caridade perfeita levada ao sacrifício da vida. Ele é o servo zeloso sempre pronto a voar para onde o dever ou perigo o convocam, para que o Reino de Deus possa acontecer.

História 

Santo Expedito foi um soldado, que tinha como missão defender o império de Roma dos Bárbaros asiáticos. Era chefe da décima segunda legião Romana, denominada Fulgente, cujo nome se deu em virtude de uma difícil ação militar, enfrentada com heroísmo e coragem.

Foi morto como mártir da fé, decapitado pela espada, após ter sido flagelado, no dia 19 DE ABRIL DE 303, durante a perseguição aos cristãos no tempo do imperador Diocleciano, em Melitene, na Armênia, junto aos companheiros de armas, os Santo: Calo, Gálatas, Hermógenes, Aristonico e Rufo.

No momento da sua conversão, aprendeu lhe um corvo, simbolizando o espírito do mal, dizendo lhe:”cras”... “cras”, que em latim que dizer: “amanhã”...”amanhã”. Santo Expedito agiu energicamente e esmagou o corvo com o pé direito e esbravejou: “hodie”...hodie”, que significa: “hoje”...hoje”.

Mostrou, com isso, que nunca devemos deixar para amanhã nossas obrigações de cidadãos e de cristãos, uma vez que só dispomos do hoje e do momento presente.

Por esse motivo, Santo Expedito ficou conhecido e invocado como o Santo que resolve os problemas com rapidez, ou o Santo da última hora; além de ser o santo protetor dos militares, dos jovens, dos estudantes, dos viajantes, dos enfermos e tantos outros que invocam e pedem a sua intercessão junto a Jesus Cristo.

Invocamos Santo Expedito nos problemas urgentes e que demandam pronta solução, onde a demora poderia ser extremamente prejudicial. Também ele exige atenção e presteza naquilo que lhes é prometido. Se lhe é feita uma promessa, geralmente de divulgação, o pagamento deve ser feito sem demora.

Por isso que Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo. 

Santo Expedito não adia o seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo, ou na hora em que precisamos de sua ajuda. Mas ele espera que também nós não deixemos para amanhã nossa conversão.

Oração a Santo Expedito

Pode servir também para tríduo ou novena

Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.

Nós Vós pedimos, Senhor, que orienteis, com Vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que eles encontrem em Vós, seu princípio e sejam por intercessão de Santo Expedito levados com coragem, fidelidade e prontidão em tempo próprio e favorável, a bom e feliz fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

Súplica a Santo Expedito

Ó Santo Expedito! Animados pelo conhecimento de que foram prontamente atendidos todos aqueles qu vos invocaram à à última hora , para negócios urgentes, nós vos suplicamos, que nos obtenha da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada (hoje ou no dia), a graça de (fazer o pedido) que, com toda submissão, solicitamos da bondade Divina.

Rezar Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.