Alunos do Colégio Mack nove visitam a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente
Aunos do Colégio Mack Nove
Os alunos do Colégio Mack Nove vistaram durante a semana a a exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que está acontecendo de 15 de setembro a 23 de outubro no Teatro Municipal de São Carlos, sendo aberta e gratuita a toda a sociedade, tendo como público alvo principal alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A exposição conta com um conjunto de 26 réplicas das obras de Candido Portinari, divididas em cinco módulos temáticos:
- O Ser Humano e sua relação com o espaço em que vive
- Água: fonte da vida
- Uso dos recursos minerais
- A preservação das florestas e dos animais
- O equilíbrio entre os seres humanos
Ainda dentro da programação da exposição, são oferecidas algumas oficinas, tais como pintura a guache, desenho recorte e colagem, mosaico com EVA e modelagem em argila.
Os alunos foram acompanhados pela coordenadora do Evento, Suely Avellar.
Saiba mais sobre a exposição:
Em mais uma ação para consolidar sua parceria com a comunidade São-Carlense e da região, o Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP) solicitou à Fundação Portinari a realização de uma exposição do grande pintor brasileiro Candido Portinari, em São Carlos. Tal solicitação contou com o apoio dos Professores Sérgio Mascarenhas e João Candido Portinari.
Em mais uma ação para consolidar sua parceria com a comunidade São-Carlense e da região, o Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP) solicitou à Fundação Portinari a realização de uma exposição do grande pintor brasileiro Candido Portinari, em São Carlos. Tal solicitação contou com o apoio dos Professores Sérgio Mascarenhas e João Candido Portinari.
Em função do carinho que o Prof. João Candido Portinari tem pela cidade, como Cidadão Honorário de São Carlos, fomos agraciados com a realização da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente, que é organizada pelo Projeto Portinari e coordenada pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade, sob a responsabilidade de Suely Avellar, com o objetivo de popularizar o acesso às expressivas obras do artista.
Como não poderia deixar de ser, o IFSC/USP está realizando esta importantíssima atividade cultural em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos – Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Além dessas parcerias, a exposição está contando com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, do Grupo Gestor das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus USP de São Carlos e do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCLRP/USP).
A monitoria das visitas orientadas à exposição e a condução das oficinas de arte estão a cargo das arte-educadoras do Projeto Portinari que acompanham a exposição.
As visitas à exposição poderão ser feitas de forma individual ou coletiva. Caso optem pela visita coletiva, os interessados deverão entrar em contato com a organização da exposição para o agendamento, através do email: portinari@ifsc.usp.br
De forma complementar a exposição de réplicas das obras de Candido Portinari, estarão sendo continuamente apresentados documentários sobre a vida e a obra do grande pintor no auditório do Teatro Municipal e estão sendo agendadas palestras pertinentes aos módulos da exposição.
Para maiores informações sobre a exposição, acompanhem diariamente as notícias veiculadas no SITE do evento.
Segundo a Coordenadora do Evento, Suely Avellar, a exposição Portinari - Arte e Meio Ambiente, composta de 26 réplicas digitais de obras de Candido Portinari (1903 – 1962), vem, desde 2011, percorrendo cidades brasileiras em diferentes regiões, oferecendo ao visitante a oportunidade de conhecer a obra deste artista, a qual se encontra, ainda hoje, inacessível ao público, por permanecer guardada em museus, salas de bancos ou coleções particulares.
Para a Coordenadora do Núcleo de Arte-Educação e Inclusão Social do Projeto Portinari, Suely Avellar, que junto com o IFSC/USP está à frente de toda a logística para que esta exposição seja memorável em São Carlos, O convite do professor Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos, veio ampliar o alcance deste projeto, promovendo o diálogo entre a Ciência e a Arte, descrito pelo Professor Sérgio Mascarenhas, como: 'O que une ciência e arte é exatamente a criatividade comum a essas duas áreas, verdadeiro motor no desenvolvimento de um novo humanismo científico, que parece essencial para esse novo milênio'.
Para Suelly, hoje, a obra de Candido Portinari, através das exposições de réplicas, muito mais do que ser admirada em museus e galerias de todo o mundo, cumpre com o firme propósito de ser um instrumento para a mobilização social e, por conseguinte, para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Candido Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças sobre o papel social da arte. O IFSC/USP, nosso interlocutor, está, sem dúvida alguma, possibilitando uma maior integração entre a USP e a sociedade local e regional, favorecendo a difusão da obra do artista, colaborando para os objetivos propostos pelo Projeto Portinari.
Por último, o Coordenador de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos, Roberto Mori Roda, salienta que está feliz pelo fato da Prefeitura Municipal apoiar essa iniciativa do IFSC/USP, já que acredita que seja uma ótima iniciativa e uma excelente oportunidade para que a população tenha contato com as obras de um artista tão importante quanto Candido Portinari. Temos conhecimento de outras ações do IFSC/USP, como a Semana de Óptica, que há muitos anos tem aberto as portas da USP a crianças e adolescentes de São Carlos e permitido a estas um contato mais próximo com a ciência de ponta desenvolvida na USP, e dentro deste contexto a exposição "Portinari – Arte e Meio Ambiente" só vem firmar mais ainda essa parceria da USP com a sociedade local e demonstrar que é possível conectar duas áreas tão distintas, como ciência e arte em uma única exposição. Ficamos honrados em receber essa mostra e ressaltamos aqui que a Coordenadoria de Artes e Cultura, através da gestão atual, estará sempre aberta a firmar parcerias e apoiar projetos inovadores como este, salienta Roberto Roda.
Matéria: Walter Caparrós Blanco
Fonte/fotos: IFSC
Fotos: Divulgação Colégio Mack Nove