Telegrama revela segredos sobre o Titanic
Imagem do telegrama, segundo estudiosos, enviado durante o desastre do Titanic |
Telegrama descoberto em novembro coloca em "xeque" um capítulo importante na história do mais famoso naufrágio de que se tem notícias até hoje: o do Titanic. Isto porque se trata justamente da mensagem dos tripulantes do navio para a companhia que o construiu, a White Star Line.
No conteúdo do telegrama lê-se: “Nós colidimos com um iceberg = afundando rápido = venha nos ajudar” juntamente com a posição de que o Titanic se encontrava. Porém, segundo a Discovery News, Philip Franklin (principal diretor da companhia) sempre negou que tivesse conhecimento prévio da situação, mas declarou ao Senado americano que comunicou-se com os tripulantes e autoridades do navio após ele ter afundado. Além disso alegou que só soube da gravidade da situação através de Bruce Ismay, presidente da White Star Line que sobreviveu a tragédia.
Estudos e indícios comprovam que tal documento é verdadeiro e para pesquisadores não se pode descartar que Franklin sabia de tudo e que mentiu sobre o assunto. “O telegrama prova que o Titanic enviou mensagem à White Star Line [dona do navio] em Nova York”, disse Don Ackerman, diretor do Departamento de História da casa de leilões Heritage Auctions, dos EUA.
Tal telegrama foi descoberto ao chegar à casa de leilões do Texas em outubro e afirmou-se que durante o naufrágio vários outros telegramas foram enviados, porém, com destinatários (navios próximos e autoridades marítimas) diferentes e, que este é o único registro o qual possivelmente fora uma tentativa de contato com a empresa dona do navio.O mesmo foi colocado a leilão juntamente com o menu de jantar no navio, além de outras diversas relíquias.
Fonte: Gazeta do Povo