A animação brasileira "O Menino e o mundo" é indicada ao Oscar
'O menino e o mundo' mostra visão de um garoto do campo sobre a cidade; filme foi indicado ao Oscar (Foto: Divulgação/ Ascom Sesc TO) |
Pela primeira vez o Brasil concorre ao Oscar na categoria animação. O escolhido para a disputa é o filme "O Menino e o mundo" dirigido por Alê Abreu. O anúncio de todos os indicados ao Oscar foi dado na manhã desta quinta-feira, dia 14/01.
Assim que soube da indicação, Alê escreveu em seu Facebook: "Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema". E ainda completou: "Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!"
Concorrendo com o brasileiro estão: "Anomalisa", "Divertida mente", "Shaun, o carneiro" e "Quando estou com Marnie".
"O Menino e o mundo" que en 2015 conquistou o Prêmio Cristal de longa-metragem no 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, no leste da França, conta a história de um menino que vive numa cidade isolada e se lança numa missão para encontrar seu pai. Com fantasia e inocência, o filme aborda os problemas enfrentados pelo planeta Terra atualmente, como: a globalização, a crise econômica e a perda de valores.
Alê Abreu de 44 anos, já dirigiu "Garoto Cósmico" (2007) e os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007).
- Confira o que Alê Abreu fala sobre a animação:
Fonte: G1 - Globo.com