Museu da TAM tem seu futuro incerto. Será?
O museu de aviação da TAM que surgiu do fruto do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro para manter um importante acervo em plenas condições de voo, foi inaugurado em 2010 e conta com 90 aeronaves, reserva técnica e diversos outros itens que contam a história da aviação brasileira e mundial pode ter encerrado suas atividades na última sexta-feira, dia 29/01, pelo menos é o que contam fontes internas do local.
Dentre os modelos expostos estão: Supermarine Spitfire, Vought F4U Corsair, Republic P-47 Thunderbolt,
Messerschmitt Bf 109, MiG -21, Dassault Mirage III, Lockheed
Constellation e Fokker 100.
Um dos pontos fortes para este fechamento é a crise econômica e política vivida no país, pois com isso a Latam que é a principal mantenedora do local, tem registrado prejuízos, além de redução no número de passageiros transportados, obtendo custos mensais na casa dos R$ 300 mil, tornando-se oneroso diante dos desafios impostos pelo país. Por sua vez, a Latam estuda utilizar o espaço como um extensão das oficinas de manutenção, cujo sítio portuário fica em São Carlos, interior de São Paulo, podendo receber futuramente oficinas do Airbus A350 XWB e Boeing 787 Dreamliner.
Já há algum tempo o cofundador João Amaro juntamente com a curadoria do museu e membros da sociedade aeronáutica, estudam transferir as instalações para o Campo de Marte, na capital paulista. E o Comando da Aeronáutica estuda ceder parte da área que possui para a construção do edifício, o qual poderá abrigar todo o atual acervo, além de novas aeronaves que possam vir a ser incorporadas, porém, a prefeitura paulista se mostra relutante com o projeto, já que tem a disputa pela propriedade do terreno que fica o Campo de Marte.
Contrariando as informações do encerramento de atividades, em seu Twitter, a TAM informou que o local está fechado apenas para manutenção.
Fonte: AeroMagazine