Game "Street Fighter II" completa 25 anos
Para os mais apaixonados por games, principalmente os games de luta, hoje, dia 06/02/2015 é uma data super especial. O famoso game "Street Fighter II completa 25 anos. Ele, junto com "Mortal Kombat", foi responsável por consolidar a linguagem do gênero e fazer dele um sucesso. Comemorando esta data, que tal relembrarmos os personagens? Vamos lá:
- Ryu
Japão
Ryu se desenvolveu em um puro guerreiro. Devotou sua vida à perfeição de suas habilidades e abandonou todo o resto. Ele anda pelo globo buscando testar suas habilidades contra outros lutadores.
Frio e calculista, Ryu é muito paciente no combate. Quando enxerga fraqueza, se move rapidamente para acabar com seus oponentes com o poderoso Soco do Dragão (Shoryuken).
Nascimento: 21/07/1964
Altura: 1,78 m
Peso: 68 kg
Tipo sanguíneo: O
Ryu se desenvolveu em um puro guerreiro. Devotou sua vida à perfeição de suas habilidades e abandonou todo o resto. Ele anda pelo globo buscando testar suas habilidades contra outros lutadores.
Frio e calculista, Ryu é muito paciente no combate. Quando enxerga fraqueza, se move rapidamente para acabar com seus oponentes com o poderoso Soco do Dragão (Shoryuken).
- Edmond Honda
Japão
Nascimento: 3/11/1960
Altura: 1,88 m
Peso: 138 kg
Tipo sanguíneo: A
Edmond Honda foi treinado desde pequeno para ser o maior
lutador de sumô. Ao receber o título de “Yokozuna”, ou “Grande Campeão”,
Honda ficou chocado ao saber que o resto do mundo não considerava o
Sumô como um esporte verdadeiro. Ultrajado, jurou provar que quem luta
Sumô são os melhores lutadores do mundo.
Rápido e extremamente poderoso, a maior vantagem de Honda é
seu tamanho. Ele adora jogar seus oponentes nos cantos e derrubá-los com
uma série de socos.
- Blanka
Brasil
Nascimento: 12/02/1966
Altura: 1,96 m
Peso: 98 kg
Tipo sanguíneo: B
Muito pouco é conhecido sobre esse bizarro lutador da selva
brasileira. Por anos, os nativos avistavam um ser meio homem meio besta
caminhando pela floresta tropical, mas foi só no último ano que a besta
chamada Blanka apareceu nas cidades do Brasil e desafiou todos os
lutadores.
Atacando como um animal fora da jaula, Blanka usa sua velocidade e agilidade para infligir dano máximo em seus oponentes.
- Guile
EUA
Nascimento: 23/12/1960
Altura: 1,85 m
Peso: 86 kg
Tipo sanguíneo: O
Um ex-membro de uma força especial de elite, Guile e seu
copiloto Charlie foram capturados em uma missão na Tailândia há seis
anos. Depois de muitos meses de prisão, ele e Charlie escaparam de sua
cadeia na selva e, durante a perigosa jornada de volta à civilização,
Charlie morreu. Guile é consumido pela vingança desde então.
Usando uma mistura única de treinamento das forças especiais com luta de rua, Guile é uma força a ser reconhecida.
- Ken
EUA
Nascimento: 14/02/1965
Altura: 1,78
Peso: 76 kg
Tipo sanguíneo: B
Ken é um atleta natural. Infelizmente, a habilidade inata de
luta alimentou seu ego gigante e ele constantemente repete para seus
oponentes que ele é o maior lutador de todos os tempos. No último ano,
Ken deixou suas habilidades deteriorarem e gastou a maior parte de seu
tempo na praia com sua namorada. Só um desafio contra Ryu reaqueceu seu
espírito lutador.
Impertinente e arrogante, Ken ama se mostrar durante uma luta.
- Chun Li
China
Nascimento: 01/03/1968
Altura: 1,73 m
Peso: desconhecido
Tipo sanguíneo: A
Diferente de muitos outros oponentes, Chun-Li não entrou no
campeonato por glória pessoal. Ao invés disso, ela observava
secretamente os movimentos de uma operação internacional de contrabando
conhecida como Shadaloo. A trilha a levou ao campeonato e agora ela
acredita que um dos Grandes Mestres seja responsável pela morte de seu
pai.
Atordoados pela aparência dela, os oponentes muitas vezes
subestimam as habilidades de Chun-Li e acabam achatados após chutes bem
colocados.
- Zangief
União Soviética (atual Rússia)
Nascimento: 01/06/1956
Altura: 2,13 m
Peso: 116,2 kg
Tipo sanguíneo: A
Muitos acreditam que Zangief entrou no campeonato por conta
de seu respeito por seu país, mas isso é parcialmente correto. Zangief
ama seu país, mas o que ele gosta mesmo é de pisotear seus oponentes. O
que mais você poderia esperar de um homem que briga com ursos por
diversão?
Totalmente destemido, Zangief está disposto a tomar socos
desde que ele possa agarrar seu oponente e jogá-lo ao chão com seu Bate
Estaca Giratório.
- Dhalsim
Índia
Nascimento: 22/11/1952
Altura: 1,78 m
Peso: 48 kg
Tipo sanguíneo: O
Durante sua vida, Dhalsim buscou unificar sua mente, corpo e
alma através da disciplina da Yoga. Agora, enquanto ele chega perto de
seu alvo, Dhalsim deve testar a si mesmo e suas habilidades antes que
ele consiga galgar um estado de consciência mais elevado.
A maior habilidade de Dhalsim é sua paciência. Ele sabe que
ele não tem chance em uma batalha violenta. Ao invés disso, ele se
concentra em utilizar suas habilidades únicas para manter seus inimigos à
distância e a deixá-los mais devagar.
Temos ainda...
- Balrog
Proveniente de uma infância pobre, Balrog foi um grade campeão de
boxe. Ele foi banido da luta por utilizar golpes ilegais (como sua
cabeçada), lesionar seus oponentes e matar um deles. Ele se juntou à
corporação criminosa Shandaloo, se tornando o capanga principal de M.
Bison.
Curiosidade: Balrog é chamado de M. Bison no Japão. A
desenvolvedora achou que Mike Tyson poderia processá-la pela
similaridade dos nomes (M. Tyson e M. Bison) e resolveu mudar os nomes
de alguns personagens.
- Sagat
O lutador de Muay Thay (estilo de luta tailandês) é o campeão do
primeiro “Street Fighter”. O único que conseguiu vencê-lo foi Ryu que,
após um golpe desesperado, deixou a cicatriz no peito do oponente. Sagat
voltou em “Street Fighter 2” para se vingar do jovem lutador e se
posicionar como maior lutador do mundo. Ele também faz parte da
organização criminosa Shandaloo.
- Vega
Nascido na Espanha em berço nobre, viu sua família decair durante sua
infância, o que fez com que sua mãe casasse de novo por razões
financeiras. Ele estudou a tradição cultural da tourada e foi para o
Japão e aprendeu Ninjutsu, a arte marcial ninja. Foi considerado um
lutador imbatível ao misturar os dois estilos.
Quando seu feio padastro matou sua bela mãe, Vega o assassinou,
trazendo a tona uma outra personalidade. De dia, Vega é um cavalheiro
honrável e, à noite, um assassino sádico, obcecado por beleza e
horrorizado com tudo que é feio.
No Japão, Vega é chamado pelo nome Balrog.
- M. Bison
O mais misterioso dos chefes não tem origem estabelecida. Líder
da organização criminosa Shandaloo, matou seu treinador para se tornar o
melhor no mundo das artes marciais. Com a atitude, se tornou um dos
únicos que podem manipular o “Psycho Power” (poder psíquico, em
português), uma habilidade maligna que faz com que M. Bison possa
flutuar, teleportar-se e controlar a mente de outros, além de poder
utilizar habilidades destrutivas.
No Japão, M. Bison é chamado pelo nome Vega.
Do fliperama ao console
Com personagens como os amigos Ryu e Ken, o americano de cabelo
espetado Guile, e o ditador Mr. Bison, “Street Fighter 2” chegaria a,
pelo menos, 200 mil máquinas arcade vendidas, gerando receita de mais de
US$ 4 bilhões em moedas, se considerada a inflação até 2016. E esses
são dados compilados em 2001.
Depois dos fliperamas, o título seria convertido para consoles
como o Super NES e Gameboy, ambos da Nintendo; Master System, da Sega;
Playstation, da Sony; e também para PCs. Segundo dados do site de
estatísticas de games VGChartz, até 9 de janeiro de 2016, foram vendidas
6,3 milhões de unidades em todo o mundo.
Desenvolvido pela japonesa Capcom, o game tem lógica simples, que
tornou-se clássica no mundo dos jogos. Um cenário que muitas vezes faz
referência à história de um dos lutadores serve de ringue para dois
combatentes. Usando socos, chutes e movimentos especiais, é preciso
golpear o adversário até que sua “barra de energia”, um contador que diz
quanto de pancadas o personagem ainda pode aguentar, se esgote.
Som e fúria
Chun-Li não era a única mulher nas ruas perigosas de “Street
Fighter 2”. A compositora japonesa Yoko Shimomura, 48, é a dona da
trilha sonora viciante que acompanha as partidas do icônico jogo de
luta. No final dos anos 1980, ela saiu de Osaka, no Japão, para bater
nas portas da Capcom, em Tóquio. O game foi um dos seus primeiros
trabalhos na produtora.
Anos depois, ela revelaria em entrevista para a série documental
“Diggin’ in the Carts” que não tinha Ryu e trupe em mente quando compôs a
trilha. “A ideia era criar a música de fundo dos cenários que se
passavam em diferentes lugares do mundo. Sugeri adicionar um pitada de
humor meio cartunesco e eles gostaram”, disse. O pastiche deu certo. A
variedade sonora combinada com a urgência “lute ou morra” das músicas
viraram referência no universo dos jogos de luta.
Samba?
As canções de “Street Fighter 2” aproveitam ao máximo dos
limitados recursos sonoros da época e vão do funk americano aos ragas
indianos. Os temas cativaram uma legião de fãs e em 2015 a trilha foi
remasterizada e lançada em vinil e CD.
O tema percussivo de Blanka (o monstrengo verde que representava o
Brasil no torneio) passa longe do samba e parece trilha de um cruzeiro
no Caribe. Tentamos corrigir o erro, mas caímos em… outro tema com clima
caribenho. Ouça abaixo nossa releitura.
Fonte: Folha de São Paulo