Lançado em escolas documentário debatendo a inclusão de deficientes
Foi lançado recentemente em 2000 escolas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, para 250 mil estudantes, o documentário "ParaTodos", que retrata o dia a dia de quatro atletas paraolímpicos brasileiros lutando sempre por vitórias, recordes e medalhas. O diretor Marcelo Mesquita tem como ideia discutir a inclusão e acessibilidade na sociedade ente os estudantes.
"É importante trabalhar o tema da inclusão e do preconceito com as
próximas gerações. Nós excluímos os deficientes da sociedade porque
vivemos em cidades cheias de preconceitos", diz Mesquita que ainda ressalta que o documentário vai muito além do filme e dos atletas, pois é necessário debater se, por exemplo, as escolas estão preparadas para receber alunos com alguma deficiência e lançar um olhar humanizado sobre as pessoas.
"O problema do Fernando Fernandes [atleta da paracanoagem] não é a
cadeira de rodas e sim o ombro que dói ou a agenda complicada. Você não
se preocupa se a Terezinha Guilhermina [do atletismo] enxerga ou não,
mas sim se ela vai vencer sua maior rival, que é chinesa", completou.
O cineasta ainda quer lançar para os alunos outras discussões tanto sobre os Jogos Olímpicos quanto os Paraolímpicos - "Para mim, os dois Jogos são um só. Bilhões de reais foram despejados
para a realização desses eventos. Acho que pode ser uma oportunidade
gigantesca para o Brasil melhorar, mas é preciso trabalhar esse legado,
essa história, também nas escolas", explicou.
Em São Paulo o lançamento foi na quarta-feira da semana passada, dia 1º, em sessão especial feita no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Rio de Janeiro, Recife e Salvador ainda terão lançamentos especiais.
Além dos filmes, as escolas receberão materiais digitais instruindo os professores a como debater os assuntos do documentário nas salas de aula. Eles serão incentivados a dar exercícios e dinâmicas para que o filme não fique apenas na projeção.
Comercialmente, o filme terá sua pré-estreia no próximo dia 21/06.
Fonte: UOL Educação