Seriado "Chaves" completa 45 anos de sua primeira exibição na TV mexicana
Ah... Quem é que nunca ouviu bordões como "Ninguém tem paciência comigo", ou ainda "Mas não se irrite"... Pois é, nesta segunda-feira, 20, o seriado fenômeno mundial "Chaves" completa 45 anos de sua primeira exibição.
Isso tudo em meio ainda ao luto pela perda do professor desta turminha, o "Professor Girafales", cujo intérprete, o ator Rubén Aguirre, faleceu na última sexta-feira, 17. Mas é hora de deixar a tristeza de lado e comemorar os 45 anos deste sucesso. E para isso vamos ver como estão os atores secundários do seriado, que mesmo não aparecendo tanto quanto os principais, marcaram para sempre nossas vidas:
A paixão de Seu Madruga era também a musa do seriado e teve quatro versões ao longo dos anos. Regina Tomé, a atriz que mais vezes foi ao ar interpretando Glória no Brasil, tem atualmente 70 anos e fez trabalhos na televisão mexicana até 2010.
Sobrinha de Glória, Paty arrebatava o coração de Chaves em suas aparições na vila. Ela também foi interpretada por atrizes diferentes, mas a mais conhecida é Ana Lilian De la Macorra, que esteve no Brasil em maio, aos 59 anos.
Se você cresceu assistindo "Chaves", é bem provável que Ricardo de Pascual já tenha te arrancado lágrimas. Ele deu vida ao personagem Senhor Furtado, que rouba objetos na vila e faz com que Chaves leve a culpa. Um detalhe curioso: apesar de não parecer, ele também interpretou o garçom do restaurante de Dona Florinda e o homem que queria comprar a vila do Seu Barriga. Versatilidade é isso.
O ator Héctor Bonilla interpretou a si mesmo em apenas um episódio, o suficiente para deixar um bordão marcante: "sim, te perdoo". Héctor fez dezenas de trabalhos na TV mexicana e o mais recente foi a telenovela "Amor Cautivo", em 2012.
O site de pesquisas Google entrou nas comemorações dos 45 anos de "Chaves" e criou em sua página um"doodle" (logotipo personalizado). Veja abaixo:
No Brasil o seriado começou a ser exibido pelo SBT em 1984 e apesar de algumas vezes já ter ficado fora do ar, é exibido até hoje.
Do elenco principal, além de Rubén Aguirre, já faleceram Ramón Valdés (Seu Madruga, 1923-1988), Angelines Fernández (Dona Clotilde - "Bruxa do 71", 1922-1994) e o próprio Roberto Gomez Bolaños (criador e intérprete de Chaves, 1929-2014). Ainda estão vivos: Edgar Vivar (Senhor Barriga), Florinda Meza (Dona Florinda e viúva de Roberto Gomez Bolaños), Carlos Villagrán (Quico) e Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha).
- Crianças assistindo ao "Chaves" e dando seus depoimentos e impressões:
- Primeiro episódio de "Chaves" ("O Homem da Roupa Velha" - 1972, dublado):
Fontes: EGO e Zero Hora
Fotos: Google e Reprodução
Vídeos: Zero Hora e YouTube