César Menotti & Fabiano, 14 anos de sucesso. Conheça a história desta que é uma das duplas mais queridas do Brasil
César Menotti & Fabiano viveram em Ponte Nova até a adolescência e mudaram-se para a Belo Horizonte onde começaram a ganhar espaço tocando em bares frequentados por universitários. Hoje a dupla, um dos maiores sucessos da música brasileira, coleciona recordes de público e de vendas.
O primeiro disco foi lançado em 2004, um ano depois, assinaram contrato com a gravadora Universal Music e lançaram o projeto “Palavras de Amor”, que saiu em CD e DVD. Gravado em Belo Horizonte, o trabalho apresenta sucessos da carreira como “Caso Marcado” e “Leilão”, além de releituras de compositores e duplas de diferentes épocas que influenciaram a dupla.
A projeção veio mesmo em 2005, o CD “Palavras de amor (ao vivo)” que trouxe hits como “Leilão”, “Anjo” e “Palavras de amor”.
Em 2006, o sucesso da dupla continuou ascendente. Foram mais de 180 shows em diversos estados, vários programas de televisão e músicas entre as mais tocadas das rádios de todo país. A faixa “Leilão”, por exemplo, alcançou o topo das paradas e se tornou um dos hits do ano. César Menotti e Fabiano conquistaram disco de ouro pelo CD e DVD Palavras de Amor, reiterando o fato de que representam a força de uma nova geração musical, autêntica, caipira e, acima de tudo, popular brasileira.
Sem exagero e com todo o mérito, deve-se creditar aos “irmãos Menotti” uma fundamental participação na proliferação da música sertaneja e da autêntica música caipira junto ao público jovem, hoje são considerados os pioneiros do Sertanejo Universitário.
Em 2009 a dupla recebeu o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música romântica com o CD “Com você”. A popularidade da dupla rendeu outros prêmios, indicações e shows no exterior. Sucesso como: “Ciumenta”, “Bandido do amor” e “Se fosse eu”, aliados ao carisma da dupla, faz com que César Menotti & Fabiano sejam classificados como um dos melhores do segmento atraindo públicos de diversas faixas etárias.
Do começo da carreira até hoje já venderam quase 1 milhão de cópias. Os números expressivos de vendagem chamaram atenção da imprensa e assim a dupla já foi capa de diversos veículos de comunicação. Em 2008, os irmãos fizeram uma turnê pelos EUA e foram eleitos pelos brasileiros residentes no país como o melhor show sertanejo do ano.
Contratados pela Som Livre, para comemorar os 10 anos de carreira, a dupla escolheu o Morro da Urca no Rio de Janeiro, como cenário da gravação do 3o. DVD de César Menotti & Fabiano em 2012. O momento especial contou com as participações de Preta Gil, Jorge & Mateus, Sorriso Maroto e também de Santorine, uma promessa do universo country nacional. A intenção foi mostrar a diversidade cultural da musica brasileira, e o rompimento de barreiras, a partir da ideia de se gravar em um local onde o sertanejo não é tão convencional. Mais um projeto que consolida o sucesso da dupla que conquistou o gosto musical e o coração dos brasileiros.
Em 2012 o DVD - Ao vivo no Morro da Urca foi gravado e trabalhado no ano seguinte, eles participaram dos principais programas de televisão do Brasil, sua música "Não era eu" ficou entre as mais tocadas. Neste primeiro semestre de 2014 o plano e sonho da dupla é gravar um CD só de música caipira de raiz.
Em 2014 a dupla lançou o CD (e também a versão em vinil) “Memórias anos 80 & 90”, o álbum duplo traz regravações de grandes nomes da música sertaneja tradicional e de raiz, que marcaram a vida dos artistas. O projeto rendeu tanto sucesso que virou DVD, gravado em São Paulo. Antes dos registros em imagens, o despretensioso CD duplo “Memórias dos anos 80 & 90” levou os irmãos César Menotti & Fabiano a lista dos dez álbuns digitais mais vendidos em 2014 , segundo o iTunes.
Atualmente a dupla se prepara para lançar um CD de inéditas agora no começo de 2016. O trabalho foi gravado, em São Paulo, e produzido por Dudu Borges, primeira vez que a dupla e o renomado produtor trabalham juntos. O escolhido lançamento para as rádios foi “Tô mal”, divertida e romântica, a música tem composição de Júnior Angelim. O último trabalho de inéditas que os irmãos lançaram foi em 2012, ao vivo no Morro da Urca.
Fonte: Evelyn Jardim - Textos + Ideias
Foto: Divulgação