Gerdau Minas vence o Dentil/Praia Clube e é campeão da Superliga 2023/24
Recife (PE) - O Gerdau Minas segue escrevendo uma belíssima história no vôlei nacional. Neste domingo (21/4), as Guerreiras de Aço derrotaram o Dentil/Praia Clube na finalíssima e se sagraram campeãs da Superliga Feminina BET7K 2023/2024. Diante de nove mil torcedores no Ginásio Geraldão, a equipe minastenista dominou a partida e derrotou o rival no clássico "pão de queijo" mais importante da temporada, por 3 sets a 1. As parciais foram de 25/23, 21/25, 25/16 e 25/21. A ponteira Yonkaira Peña levou o Troféu Viva Vôlei e foi a maior pontuadora da partida, com 23 pontos.
Esta é a quinta vez que o Minas Tênis Clube levanta a taça da mais relevante competição nacional no vôlei feminino. Os outros títulos da Superliga foram conquistados nas temporadas 2001/02, 2018/19, 2020/21 e 2021/22. O técnico Nicola Negro esteve presente em três deles - 2020/21, 2021/22 e, por fim, 2023/24, e fez questão de ressaltar o trabalho de toda o seu staff nesta conquista especial. "Esse é o meu terceiro título de Superliga com o Gerdau Minas e posso afirmar que foi o mais especial por tudo que vivemos durante a temporada. Só tenho a agradecer a todas as atletas e a minha comissão técnica. Sem eles eu não teria conquistado esse título", disse o comandante.
Em sua primeira temporada como capitã, a bicampeã olímpica Thaisa Daher destacou a união entre as atletas e a felicidade de levantar a taça por mais uma temporada. “Eu costumo dizer que um time tem várias líderes. Fico muito feliz em carregar essa braçadeira, mas mais importante do que isso é a felicidade em vestir essa camisa tão pesada do voleibol nacional”, afirmou.
Três atletas do Gerdau Minas marcaram presença na seleção da Superliga. A atacante Kisy foi eleita a melhor oposta e levou o título de MVP da competição pela segunda vez consecutiva. As centrais Thaisa e Julia Kudiess também foram premiadas: enquanto a jovem central de 21 anos foi escolhida como a atleta revelação, a capitã e bicampeã olímpica foi eleita a melhor central.
O elenco pentacampeão da Superliga foi formado pelas levantadoras Jenna Gray e Fran Tomazoni; a oposta Kisy; as ponteiras Pri Daroit, Peña, Annie Mitchem, Victoria e Luiza Vicente; as centrais Thaisa Daher, Carol Gattaz, Julia Kudiess, Rebeca e Giovana Guimãraes; e a líbero Nyeme. Na comissão técnica, Nicola Negro foi o treinador; Rodrigo Fuentealba o assistente técnico; Alexandre Marinho o preparador físico; Tiago José Silva o analista de desempenho; e Ricardo Alves Pereira o fisioterapeuta. À frente da Diretoria do Clube, estão o presidente Carlos Henrique Martins Teixeira, e a diretoria da modalidade Keyla Monadjemi.
A campanha
Na temporada regular da Superliga 2023/24, o Gerdau Minas venceu 15 dos 22 jogos, somou 48 pontos e garantiu a classificação para os playoffs na terceira posição. Nas quartas de final, o time minastenista venceu com autoridade os dois jogos diante do Fluminense, pelo placar de 3 sets a 0. Na série melhor de três da semifinal, as Guerreiras de Aço asseguraram a vaga na grande decisão após eliminarem o Osasco São Cristóvão Saúde, pelo placar de 3 sets a 1 nos dois jogos. Na decisão pela taça, o Gerdau Minas venceu o Dentil/Praia Clube, por 3 sets a 1, em Recife (PE).
Fim de um ciclo
O Gerdau Minas conquistou três títulos importantes na temporada 2023/24. Além do pentacampeonato da Superliga, as Guerreiras de Aço conquistaram mais um Campeonato Sul-americano, o sexto da sua história. O título lhe rendeu uma vaga no Mundial de Clubes deste ano, que está previsto para ser disputado em dezembro, em Hangzhou, na China. Para fechar com chave de ouro, um título inédito em sua vasta galeria de troféus: a Supercopa. Em todas as finais disputadas nessa temporada, incluindo o vice-campeonato do Campeonato Mineiro e da Copa Brasil, a equipe da capital mineira esteve diante do mesmo adversário, o Dentil/Praia Clube.
Foto: Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube