Trinta anos após morte de Ayrton Senna, confira recordes dricampeão que duram até hoje
Ayrton Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994 durante o GP de San Marino e até ainda detém recordes importantes na Fórmula 1. Confira abaixo quais são eles:
- Poles consecutivas
Na Fórmula 1, a pole position é a busca pela vantagem no início da corrida. Ayrton Senna era um mestre nessa arte, mantendo desde 1989 o recorde de maior sequência de poles consecutivas.
Entre 1988 e 1989, o brasileiro superou o recorde de Niki Lauda, estabelecendo um novo padrão com oito poles seguidas. Senna também aparece em segundo lugar na lista, empatado com Alain Prost, Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Max Verstappen - todos com sete poles consecutivas.
- Primeiras filas consecutivas
Senna era tão bom em classificações, que, mesmo quando não era pole, ainda conseguia beliscar um segundo lugar e largar na primeira fila. Não à toa, o brasileiro é dono do recorde de primeiras filas consecutivas. Claro que os excelentes carros da McLaren em 1988 e 1989 ajudaram muito nesse processo.
Ayrton largou 24 vezes seguidas da primeira fila. Esse período foi do GP da Alemanha de 1988 ao GP da Austrália do ano seguinte - em 1989, por sinal, Senna largou na primeira fila em todas as 16 corridas do campeonato. Mesmo Lewis Hamilton na era esmagadora da Mercedes, que começou em 2014, ainda não conseguiu igualar a marca do ídolo. O pentacampeão tem 20 largadas consecutivas da primeira fila.
- Vitórias de ponta a ponta
Mas não basta ser rápido em uma volta lançada e conquistar a pole, não é mesmo? Senna também ainda detém o recorde de maior número de vitórias de ponta a ponta, com 19 triunfos.
Tá, mas o que significa exatamente "de ponta a ponta"? Para um vitória ser considerada de ponta a ponta, o piloto em questão jamais deve completar uma volta fora do primeiro lugar.
- O Rei de Mônaco
Com seis vitórias (e de poles) nas ruas do Principado, Ayrton detém o título de "Rei de Mônaco". E a julgar pelo número de triunfos conquistados pelos atuais pilotos - e que têm chances e equipamentos para vencer - o recorde não será batido nem tão cedo.
Vale lembrar que o número poderia ser ainda maior. Isso porque em 1984, quando Senna se aproximava do líder Alain Prost, num cenário caótico de chuva com a modesta Toleman, a corrida foi interrompida e o brasileiro terminou em segundo. No ano seguinte, já na Lotus, o piloto liderava a corrida quando o motor Renault quebrou. E quem não lembra de 1988, quando Senna era o primeiro com 50s de vantagem sobre o companheiro Prost e bateu sozinho.
- Vitórias consecutivas num mesmo GP
Em Mônaco, Senna conquistou cinco vitórias consecutivas (1989 a 1993). Esse recorde é dividido com Lewis Hamilton, que também soma cinco triunfos seguidos só que no GP da Espanha (2017 a 2021).
- Os números da carreira de Ayrton Senna
Equipes: Toleman, Lotus, McLaren, Williams
Títulos: 3 (1988, 1990, 1991)
Vice-campeonatos: 2 (1989, 1993)
Vitórias: 41
GPs: 161
Temporadas: 11 (de 1984 a 1994)
Poles positions: 65
Pódios: 80
Pontos: 614
Voltas mais rápidas: 19
Abandonos: 60
Voltas lideradas: 2931 voltas
Hat-trick (pole, vitória e volta mais rápida): 7
Grand chelem (pole, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta): 4
Fontes: Stats F1 e Globo Esporte