domingo, julho 28, 2024

Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória em simples em Paris 2024

Hugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória em simples em Paris 2024

Os dois mesa-tenistas mais bem ranqueados do Brasil estrearam com vitória em simples nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Tanto Hugo Calderano, número 6 do mundo e cabeça de chave número 4 no masculino, quanto Bruna Takahashi, número 20 do mundo no feminino, superaram seus adversários por 4 sets a 0. No caso da brasileira, foi o primeiro triunfo no evento, após ser reserva na Rio 2016 e superada no primeiro jogo em Tóquio 2020.

Hugo teve como adversário de estreia o cubano Andy Pereira, adversário que havia superado na final dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Novamente o brasileiro teve amplo domínio do jogo e repetiu a vitória por 4 sets a 0, desta vez com parciais de 11/8, 11/7, 11/9 e 11/4. Na próxima rodada ele enfrentará o vencedor do confronto entre o espanhol Álvaro Robles e o austríaco Daniel Habesohn.

“Foi uma experiência muito boa. Estreia em Jogos Olímpicos não é fácil. Mesmo que eu saiba mais ou menos o que esperar pelas outras duas edições que participei. Cada uma é diferente e traz outras emoções. Consegui vencer por 4 a 0 um adversário que não é fácil. Estou muito feliz com essa vitória”, disse Calderano, que teve nas arquibancadas a torcida dos pais, da irmã e de primos.


Bruna encarou a nigeriana Offiong Edem, número 112 do ranking. Sobrou nas duas primeiras parciais e enfrentou um pouco mais de resistência apenas no terceiro set. No quarto, a nigeriana teve dois set points, mas Bruna teve frieza para sair de 8/10 para fazer 12/10 e fechar o jogo.

“Estou muito feliz de ter ganhado minha primeira partida. (...) Nos dois primeiros sets ela teve um pouco de dificuldade para receber meus saques, mas depois começou a receber melhor. Mas tenho que estar preparada nesses tipos de situações. É um pouco mais difícil por causa do barulho, mas por isso é importante para manter o foco, se acalmar e reverter o set. (...) Agora é me preparar mentalmente para a próxima rodada. Vamos ter que fazer muitas variações”, disse Bruna.

Na próxima fase, a brasileira enfrentará a americana Lily Zhang, número 29 do mundo.

Fotos: Gaspar Nóbrega/COB