O empresário por trás do apresentador: conheça a história do Grupo Silvio Santos
De origem humilde, Silvio Santos construiu um império empresarial, que vai muito além do SBT. A história do hoje consolidado Grupo Silvio Santos começou com a criação do Baú da Felicidade, o que renderia ao apresentador o apelido de "Homem do Baú".
Já em 1958, paralelo à carreira artística, o empreendedor Senor Abravanel assumiu o controle da loja de variedades e a transformou em um negócio lucrativo. Desde então, muitos outros negócios foram criados, dentre eles o Banco PanAmericano, que deu origem a títulos de capitalização como a famosa 'Telesena'.
Em 1976, Silvio inaugurou a TVS que, mais tarde, daria origem ao SBT. Depois, vieram outros empreendimentos como a Sisan Empreendimentos Imobiliários e o Hotel Jequitimar, em Guarujá, no litoral paulista.
De olhos nas tendências do mercado, o empresário decidiu, então, desbravar o mercado de cosméticos: nasceu assim a Jequiti, que ficou famosa pelos lançamentos de perfumes assinados por artistas de todo o país. Juntas, todas essas empresas formam, junto com o SBT, o Grupo Silvio Santos.
Em 2013, Silvio Santos se tornou a "primeira celebridade bilionária do Brasil", segundo a Revista Forbes. Atualmente, de acordo com a publicação, a fortuna de Senor Abravanel é estimada em R$ 1,6 bilhão, fazendo dele um dos 250 homens mais ricos do país.
Foto: Roberto Nemanis/SBT