sexta-feira, setembro 06, 2024

Morre Sergio Mendes, músico brasileiro famoso mundialmente, aos 83 anos

Morre Sergio Mendes, músico brasileiro famoso mundialmente, aos 83 anos

Sérgio Mendes, um dos grandes nomes da música popular brasileira, morreu nesta sexta-feira, 6 de setembro. Sérgio Mendes é considerado o músico brasileiro de maior sucesso no exterior, em especial nos Estados Unidos, onde viveu por seis décadas. Lá ganhou o Grammy de melhor álbum, “Brasileiro” (1992); dois Grammys Latinos e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música "Real in Rio", do filme "Rio" (2011).

Com mais de 40 álbuns lançados, o primeiro em 1961, “Dance moderno”; o último em 2020, “In the Key of Joy”, Sérgio Mendes é também o músico brasileiro com mais hits no Top 100 da parada norte-americana, com 14 músicas. Seus discos venderam mais de 30 milhões de exemplares.

Com sucessos como “Mas que Nada” e “Magalenha”, Mendes se consagrou como um dos principais nomes do samba-jazz e da música brasileira no cenário internacional. Além de pianista e compositor, Sérgio Mendes atuou como produtor musical, sendo responsável pelo LP em inglês “Nightingale” (1979), de Gilberto Gil, voltado para o mercado internacional.

Em sua homenagem, a Rádio Cultura Brasil apresenta hoje, às 20h, o episódio da série “Biografia” dedicado ao artista. Produzido em 2001, destaca Sérgio Mendes como compositor, produtor, intérprete e arranjador, apresentado gravações de álbuns como “Herb Alpert Presents Sérgio Mendes & Brasil 66”, “Brasileiro”, “Horizonte Aberto”, “Raízes” e “Oceano”.

Fonte: TV Cultura - Foto: Divulgação