segunda-feira, abril 21, 2025

Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Convidados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para representar a cultura mineira, os Ternos de Congos e Caiapós da cidade estiveram presentes exaltando a afro-mineiridade presente na cultura tradicional.

O evento teve início no dia 14 de abril e o estande de Minas Gerais se destacou ao promover a tradição, a devoção e a hospitalidade mineiras, aspectos ligados ao “Ano da Mineiridade”, iniciativa lançada pelo Governo de Minas Gerais em 2025. Para além de representar Poços de Caldas no evento, a apresentação dos Ternos de Congos e Caiapós representou a essência da cultura do estado.

“Encerrei minha participação na WTM Latin America com o coração cheio de gratidão. Foi ao som dos tambores e na beleza das Congadas de Poços de Caldas que nos despedimos, levando conosco a força da fé, da arte e da cultura popular de Minas Gerais. A participação maciça de municípios, empresas e operadores mostrou que nosso estado está pronto para o mundo — e o mundo, cada vez mais, para Minas”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

Para a representante do Grupo de Caiapós do São José, Maria Lúcia Ramos, esta foi a primeira vez que muitos dos presentes ao evento turístico tiveram contato com a cultura dos Ternos de Congos e Caiapós e o retorno desta visibilidade é notavelmente reconhecido por aqueles que mantêm viva a cultura de fé e devoção a São Benedito.

“É muito bom olhar no rosto das pessoas e perceber o quanto a arte e a cultura podem ser transformadoras. Era perceptível que todo mundo se mexia com aquele ritmo, se encantando com o visual e as cores. Uma manifestação cultural propõe exatamente essa ruptura de trazer a curiosidade para entender o que é esse movimento, de onde vem aquilo, por que aquilo acontece?”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves.

Para a presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá, é muito gratificante o sentimento de dever cumprido. Para ela, poder levar para outros lugares a admiração e a fé em São Benedito é a maior das recompensas.

Os Ternos de Congos de Poços de Caldas são tradição centenária na cidade de Poços de Caldas e têm papel central na Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas.

A fé e a ancestralidade estão presentes nas vestimentas, nas danças e na música. A tradição é passada de pai para filho e se mantém viva e preservada pelas novas gerações. O Santo Negro, símbolo de fé, retrata o sincretismo tão marcante na cultura mineira e brasileira.